Já ouviu falar em sitemap?

O arquivo Sitemap é usado como um índice para os buscadores, facilitando acesso às páginas e aos arquivos.

 

  

Sitemap ou mapa do site, como é mais conhecido no Brasil, é, basicamente, uma lista com todas as páginas (URLs) do site. Ele funciona como uma espécie de mapa que irá ajudar e guiar o robô de busca, ou o usuário, a navegar e encontrar páginas do site.

Antes de tudo, é preciso verificar se ele será útil para o seu  site/empresa, portanto responda algumas perguntas com sinceridade:

  • O seu site tem conteúdo dinâmico?
  • O seu site tem páginas que não podem ser encontradas facilmente durante o processo de rastreamento?
  • O seu site é novo e tem poucos links?
  • O seu site possui um grande arquivo com páginas de conteúdo que não estão bem linkadas umas às outras?

Se você respondeu sim para uma ou mais perguntas, está mais do que na hora de conhecer os benefícios do sitemap.

Para criar o seu, é preciso saber que o google recomenda que ele contenha, no máximo, 50 mil URLs, porém o recomendado é, no máximo 10 mil.

Você pode criar seu arquivo de 3 formas:

Manualmente

Por aplicativos e ferramentas online

Google sitemap generator - https://www.xml-sitemaps.com/

Porém, como era de se esperar, o usuário não lê as mesmas coisas que o robô de busca e vice-versa. Para resolver isso, foram criados dois padrões de Sitemap. O primeiro é o sitemap.XML e o segundo é o sitemap.HTML.

 

O que é Sitemap.html?

O sitemap.html é voltado para o usuário comum que tem interesse em entender melhor a estrutura do site em questão. Esse tipo de sitemap, é, antes de mais nada, uma convenção criada entre os desenvolvedores de site, mas que, cada vez menos está sendo usado devido à falta de acesso por parte dos próprios usuários.

Por outro lado, visando facilitar a navegação do usuário, cada vez mais os sites apresentam um campo de busca como uma alternativa rápida e fácil para que o usuário encontre qualquer tipo de informação que procura no site.

 

O que é Sitemap.xml e porque usar?

Já o Sitemap.xml é o arquivo, ou mapa, voltado especialmente para o robô de busca, escrito seguindo padrões e regras, com códigos específicos para que o buscador encontre mais páginas do site.

O Sitemap.xml é extremamente importante para que o robô de busca entenda melhor a estrutura do site. E claro, quanto melhor for a arquitetura, mais organizado será o Sitemap.xml e mais fácil a navegação para que ele encontre todas as páginas e seções do site.

 

Como sitemap criado, é necessário hospedá-lo em seu servidor, na mesma subpasta das URLs nele indicadas. Por fim , envie o sitemap para o google webmaster Tools, pois lá você poderá ver como ele estará sendo lido ou se apresentará erro, por exemplo. Além disso, também é possível ver se há problemas de indexação, falhas no html das páginas etc...

O Sitemap.xml é muito importante para facilitar o entendimento da estrutura do site e ajuda na indexação das páginas. E, sempre que você inserir uma nova página no site, deverá também atualizar o Sitemap.

 

Fonte: revista Marketing Online e Agência Mestre

Você também gostaria de ver:

Wpp

Top