• Você sabia que o facebook pode ser uma fonte de tráfego para o seu site?

Diferente do que muitas pessoas pensam, o facebook faz um bom trabalho de levar tráfego ao seu site.

Segundo pesquisa:

  • 68% das pessoas que usam a internet hoje tem uma conta no Facebook
  • 76% dos usuários do Facebook visitam a plataforma todos os dias
  • Em média, as pessoas acessam o Facebook cerca de 8 vezes por dia.
  • De todo o tempo gasto em dispositivos móveis, 19% são gastos no Facebook.

 Você tem dois caminhos para gerar tráfego via facebook: o orgânico e o patrocinado.


Afinal, o que vem a ser tráfego?


Tráfego web é determinado pelo número de visitantes e pelo número de páginas visitadas. Imagine você com uma loja com poucos visitantes em um shopping muito movimentado. Sem a presença de público, o negócio fica em risco com a tendência da loja fechar. O mesmo ocorre com um site, que pode estar na internet, mas sem visita(tráfego) sua marca e seus serviços não atingi o pessoas para comprar. Resultado: você deixa de gerar oportunidades de novos negócios fazendo com que todo investimento no site seja jogado no lixo. 

O caminho mais difícil é o tráfego orgânico, que é gerado através publicações que não possuem custo direto pelas visualizações que recebem. Sem uma estratégia bem definida de conteúdo das publicações, será muito difícil de conseguir tráfego orgânico.
No último ano, o facebook mudou seu algoritmo e a política de posicionamento de notícias do feed. E por sua vez aumentou as opções do Facebook Ads que é a parte patrocinada. Com esta mudança o alcance chega apenas a 2% da audiência, segundo dados de um estudo da agência de publicidade da Olgivy. Num teste empírico que fiz, identifiquei que este resultado é ainda menor, chegando atingir apenas 1% de sua audiência.

Já no caso dos posts patrocinados é diferente. Impulsionar o post e fazer anúncios ajudam a agilizar o fluxo de curtida e compartilhamento das suas publicações. Dependendo do valor investido e de quanto tempo sua campanha fique ativa, conseguimos que seu post apareça para 100% da sua audiência e ainda atinja perfis dos amigos dos amigos e o perfis seguimentados conforme a estratégia que você deseja. Assim como para campanha orgânica, na patrocinada também é fundamental ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Existem outras ações que podem gerar tráfego para o seu site, mas o facebook tem feito um bom trabalho. Ter uma capa atraente, publicar posts que valem a leitura e, principalmente, incluir links para seu site nas publicações com chamadas claras para ação, são fatores que ajudam as pessoas a clicarem facilmente no link para o site.

Então, se está faltando visita em seu site, dedique-se a fazer um bom trabalho no facebook e assim você começará a ver os resultados. Ah, mas não se esqueça de fazer um planejamento antes de começar, ok?!

Até a próxima.

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