É muito importante definir o seu comprador ideal para que sua comunicação seja planejada diretamente para ele. Sem o conhecimento da persona (comprador ideal) fica muito difícil iniciar um planejamento estratégico para o seu produto ou sua marca.

O maior erro de empreendedores iniciantes é achar que qualquer um é seu cliente. Na prática, existe um grupo específico de pessoas que precisarão dos seus  produtos/serviços.

Outro erro é achar que seu publico alvo é todo mundo. Até é possível conseguir clientes atirando para todas as direções, mas com certeza o esforço será muito maior do que se você fizer uma análise de como abordar seu cliente alvo da forma correta.

Então a seguir vou dar alguns passos para você identificar o seu público:

 

  • Qual é o problema que o seu produto resolve para o cliente?
  • Faça uma lista com os clientes que você já possui, ou se não tiver, imagine quem precisa ter a solução que você vende.
  • Por que o cliente deveria comprar de você ao invés de comprar de um concorrente?
  • Por que o cliente ainda não resolveu o problema sozinho?
  • Quais são as mais importantes qualidades que o seu cliente deve ter?

 

Com essas informações básicas você já consegue traçar um perfil do seu publico alvo.

Definir seu comprador ideal faz toda  diferença. Fica mais fácil oferecer para uma pessoa que gosta de camarão, um quiche de camarão, Não acha?

Ou para uma pessoa que gosta de surf,  uma prancha.

Marcas de sucesso são muito bem planejadas, e um bom planejamento não significa abrir um powerpoint e jogar um monte de ideias ali sem a menor conexão com nada.

Você precisa fazer uma transformação para o cliente, ele esta no ponto A  e você ajudará a  chegar no ponto B.

Para você ter sucesso no marketing digital você precisa saber em que terreno esta pisando: qual é o seu público e  também quem são seus concorrentes.

Faça um estudo da concorrência.

Sun Tzu, no livro a Arte da guerra, dizia que se você se conhece e conhece seu inimigo, de cada cem batalhas você venceria as cem.

 

Até o próximo artigo :)

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